Adicção uma Doença sem Cura


Diga Não as Drogas



Existe Cura para Adicção?

Infelizmente não. Podemos assemelha a adicção com doenças como hipertensão, asma ou diabetes, e assim como estas a adicção é uma doença que permanece a vida toda. Mas sem duvida a adição pode ser também como as outras tratada, controlada e gerenciada através de mudanças hábitos e no estilo de vida e, em alguns casos também, com o uso de remédios.

Para efeito de comparação, sabemos que uma pessoa pode ter um ataque de asma desencadeado se esta pessoa fumar, ou a pessoa com diabetes pode ter uma reação se comer muito açúcar, da mesma forma um estímulo pode fazer o adicto voltar para as drogas.

Um diabético sabe que nunca mais poderá comer muito açúcar pois os níveis de glicose poderão ficar alterados. Uma pessoa com asma tem que ficar a vida toda distante dos agentes como poeira e mofo para não prejudicar sua respiração. Um hipertenso deve controlar a quantidade de sal que ingere para o resto da vida. O mesmo vale para um adicto, ele deve ficar longe das drogas para não sofrer os problemas e consequências que este uso trará.

A atitude do adicto deve ser em constante alerta é de suma importância para a pessoa que já foi viciada em algum tipo de droga e realmente deseja se manter limpo a dica é que ela deve se manter sempre distante de todos os outros tipos de drogas e claro também evitar situações que lembrem o consumo da droga.

Qualquer substância que mude o modo comportamental e sentimento despertara novamente a fissura e com isto vem a procura a sedação e estimulação. Infelizmente este sentimento de desejo pela substância permanecerá sempre no adicto, e a única maneira de viver sem usar drogas é colocar este sentimento em estado de hibernação. É preciso e importante saber que este sentimento sempre existirá, e pode ser controlado, saber também que ele estará apenas dormindo. Por isso fique sempre atento pois com certeza pode acontecer deste sentimento querer acordar e te lembrar que ele está lá, vivo. Muitas vezes alguns pensamento ou sentimentos dentro ou fora de você tentem te seduzir dizendo que está tudo bem, que desta vez será diferente, que você já está forte o suficiente para resistir. Mas não vacile. Você precisa e deve continuar evitando, e usar somente o único remédio eficaz, abstinência...





Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas