Você Pode Ajudar !!!





COMO AJUDAR UM VICIADO EM DROGAS

Muito ouvimos falar na mídia, no circulo politico e nas igrejas em maneiras de ajudar aos viciados em drogas. Mas a realidade é que são poucos os que vão até os mesmos. O trabalho com os usuários de droga não é um trabalho fácil e exige do voluntario um conjunto de estratégias e métodos pois o viciado sofre diversos tipos de pressão no sistema nervoso, a abstinência é algo difícil de ser vencido.

O primeiro passo a ser considerado na ajuda ao dependente químico, é uma direção espiritual e orientação de DEUS , pois sem ele nada podemos fazer.

O usuário de droga, normalmente ouve e valoriza muito mais ao voluntario que demonstre ter conhecimento sobre o assunto, não de forma teórica e cientifica e sim de uma forma humana, social que passe a impressão correta do poder devastador da droga e de sua influencia no psicológico do usuário, portanto com toda certeza um ex-usuário terá uma melhor aproximação o que nos leva a consultar e nos aconselhar com estes.

É importante salientar que na mente e lembranças do usuário em tratamento ele só veja o lado alegre e eufórico das drogas , esquecendo-se completamente das confusões, das noites na sarjeta dos problemas com a justiça, etc. Cabe ao voluntario de forma amigável lembrar o mesmo das consequências das drogas.

O ACOMPANHAMENTO
 
O acompanhamento ao viciado em tratamento é fundamental para se alcançar exito, quando um drogado é abordado por algum voluntario é levado a uma clinica de recuperação, ou mesmo para seu lar, não recebendo apoio depois disto sendo deixado de lado pela pessoa que lhe abordou, faz com que este tenha um sentimento de abandono, despertando nele uma atitude de revolta e apatia a outros que futuramente tentarem lhe ajudar, isto acontece pelo fato de que após alguns dias sem o uso da droga e a luta contra a abstinência, o adicto em tratamento tende a pensar e refletir sobre a família, sobre as oportunidades perdidas, etc,etc..., causando neste profundos ressentimentos e remorsos; Mas logo que o mesmo em seu sofrimento olha para os lados e se vê novamente sozinho e esquecido, seus sonhos torna-se revolta levando ele de volta ao uso das drogas para tentar preencher a solidão.
CONCLUSÃO:
Se você deseja ajudar a um drogado vencer ao vicio, o ideal é um acompanhamento de perto, singular, convidá-lo pessoalmente, conversar bastante sendo sábio e prudente nas palavras.




 


Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas