A Família Do Viciado EM DROGAS...








A FAMÍLIA DO DEPENDENTE
 
QUÍMICO

Infelizmente em nossos dias, são muitas as famílias que se encontram desesperadas e aflitas por estarem com um filho ou cônjuge aprisionado pelas ,drogas o conhecimento desta noticia abala a estrutura emocional e psicológicas dos familiares diretamente envolvidos com o problema, estes sente -se de mãos atadas , sem saberem de que modo agirem nesta situação, e ajudarem ao dependente químico.

DESCONFIANDO DO FAMILIAR

Muitos lares estão destruídos hoje, simplesmente porque os familiares não quiseram acreditar que um dos seus, poderia estar usando drogas.

Portanto a qualquer mudança de comportamentos, atitudes e hábitos de alguém da família, a preocupação e desconfiança é um gesto de amor, e se notando qualquer vestígio que esta pessoa poderá estar usando drogas, a melhor atitude a ser tomada é logo assumir que existe um problema, e procurar ajuda especializada e nunca fingir que nada esta acontecendo.

Outra coisa muito importante no caso dos responsáveis é jamais tomarem para si mesmo a culpa pelo o que esta acontecendo, pois o único culpado por um vicio, é o próprio viciado.

A AJUDA DE FATO

Não existe uma regra ou formula magica que poderá ser desenvolvida no âmbito familiar, pois cada caso possui suas particularidades e cada pessoa diretamente envolvida uma personalidade própria.

No entanto em todos os casos, é aconselhável procurar informações mais especificas sobre o tipo de droga que o dependente esta fazendo uso, para assim agir de uma forma mais objetiva . Veja o artigo: Drogas psicotrópicas tipos e efeitos.

PONTOS IMPORTANTES:
  1. Tomar atitudes prudentes e não deixar ser envolvido pela emoção ou sentimentalismo.
  2. Despir -se do preconceito e buscar informações.
  3. Proteger -se das tentativas de manipulação por parte do dependente.
  4. Jamais ignorar o problema e muito menos justificar o uso.
  5. pagar contas do usuário; desempenhar as tarefas domésticas atribuídas ao membro familiar dependente, sem cobrá-lo; defendendo-o de problemas externos e assumindo a responsabilidade por eles;
Enfim, uma das necessidades fundamentais para conseguir objetivos positivos para superação de uma dependência na família, é aprender com o próprio usuário, pois eles mesmos podem fornecer ferramentas e mecanismos que serão usados para ajudá-los nas oportunidades que surgirem.





Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas