Parceria Com Deus...




Ajudando os Drogados e Alcoólatras

Possivelmente que os viciados, toxicômanos e alcoólatras estejam entre uns dos grupos mais difíceis de serem resgatados. Mas com certeza isso não significa que eles sejam impossíveis de serem novamente limpos da droga. Aquilo que é impossível para os homens é possível para Deus (Mateus 19:26).

Para resgatar os viciados, toxicômanos e alcoólatras, você necessariamente não precisa ser um conhecedor profundo do mundo das drogas e do álcool. Mas precisa estar possuído por um profundo amor por eles.
Liberte-se
Naturalmente você precisa saber que a droga é terrível,e é muito decepcionante. Ela causa dependência física e psíquica. A droga reduz a capacidade da personalidade. Ela deixa o homem completamente enfermo. A droga tira a tranquilidade e a alegria não só do dependente como também de toda sua família. Uma pessoa viciada em drogas poderá facilmente começar a roubar, prostituir-se, matar, cometer até mesmo o suicídio. E no caso das drogas injetáveis, os seus dependentes correm o risco constante de contrair a AIDS e diversas outras doenças infectocontagiosas.
Os viciados em drogas, semelhantes aos alcoólatras, são pessoas infelizes. Hoje o comércio das drogas caminha na mesma direção do comércio do álcool. As pessoas compram e bebem até se embriagarem em qualquer esquina. Fazem isso movidas por um desejo de preencherem um profundo vazio interior. Querem vencer os traumas remotos e recentes de suas vidas. Não obstante, o que tais pessoas conseguem é apenas mais decepções e infelicidade. São dignas do nosso amor. São alvos do amor de Deus.
O álcool e as drogas escravizam os homens, fazendo-os seus dependentes. Não é fácil para um homem escravo do álcool e das drogas libertar-se assim tão rapidamente. É preciso um trabalho sério, espiritual, psicológico, social e médico. Daí a importância das casas de recuperação para esses viciados que, aceitando a Cristo, desejam libertar-se das drogas; ou desejando libertar-se das drogas, acabam aceitando a Cristo como seu Salvador.
Participe de Reuniões
O viciado em álcool deve ser encaminhado e encorajado a participar dos Alcoólatras Anônimos. O trabalho que o AA realiza é belíssimo e tem revelado um bom índice de recuperação.
Paralelamente a um encaminhamento, o Cristão deve orar pelo alcoólatra e levá-lo a Jesus, lendo textos da Bíblia que mostram o amor e o poder de Deus para perdoar e transformar toda nossa vida (Salmo 32; 51; Isaias 53; Mateus 11:28-30; Lucas 19:1-10; João 14:16; Romanos 12:1-2 e I João 1:7-9; etc.
Evite colocar-se numa posição de juiz. Mostre, com amor, a necessidade que o viciado tem, como você, de Jesus como Salvador e Senhor.
O mesmo que dissemos sobre o tratamento com os alcoólatras nós também falamos com respeito aos viciados em drogas. Eles precisam ser encorajados a irem para um lar de recuperação. Fora desse lar eles são assediados constantemente pelos traficantes, e além disso, precisam, além do apoio espiritual, de apoio e cuidados médicos. Não se deve negligenciar tudo isso que Deus tem colocado na terra, através de homens altruístas, para recuperação de tantos viciados.                           




Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas