Cracolândia um Problema Nacional


Diga Não as Drogas



Cracolândia em Mudança

A cracolândia é uma região anteriormente chamada de boca do lixo, e vem passando por uma transformação desde 2005, quando a prefeitura fechou vários bares e hotéis ligados ao tráfico de drogas e à prostituição, retirou inúmeros moradores de rua e aumentou o policiamento para inibir o consumo de drogas no local.
Em 2007, a Prefeitura de São Paulo lançou um programa denominado (Nova Luz) para promover a reconfiguração e requalificação da área.
Críticos do programa, no entanto, assinalam o seu caráter, higienista destacando que a recuperação de edifícios, praças, parques e avenidas não é acompanhada de ações voltadas aos grupos mais vulneráveis que vivem ou trabalham na área - que estão sendo sumariamente expulsos. Os sem tetos são retirados, o trabalho dos catadores de materiais recicláveis é dificultado e os usuários e dependentes de crack (muitos dos quais crianças e adolescentes), são impedidos de se reunir no local, são obrigados a perambular pelos bairros vizinhos, em bandos, sem rumo.
Em 3 de janeiro de 2012 iniciou-se uma operação de combate ao tráfico da região e ajuda aos usuários de crack, chamada de Operação Centro Legal. No final do mês, segundo a PM, a Cracolândia havia se espalhado por 27 bairros, como: Barra Funda, nos trilhos da CPTM, Higienópolis, Luz, Campos Elísios, Santa Cecilia, e nas proximidades do (Minhocão) Elevado Costa e Silva, essas regiões foram chamadas pela mídia de "mini cracolândias". Segundo relatório divulgado no dia 27 de janeiro pelo governo de São Paulo desde o começo da operação 155 usuários foram encaminhados à instituições de recuperação (internações), 191 pessoas foram presas em flagrante, e ouve uma grande apreensão de drogas. Problema

Assista o Vídeo



 


 
Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas