Vencendo a dependência do alcoolismo










Como Vencer o Alcoolismo

Infelizmente o uso do álcool é muito aceito em nossa sociedade de um modo geral. O álcool é consumido de forma natural em reuniões sociais de todos os tipos, desde de aniversários de crianças, até as celebrações de trabalho com amigos e colegas em bares, clubes, ou restaurantes, o chamado happy hour (répiauer); ou mesmo nos finais de semana em casa. O consumo de bebida alcoólica quer seja entre os amigos ou sozinho é frequentemente associada com o relaxamento, curtição, balada, festas e confraternização. Hoje em dia muitas vezes, a única pessoa que se mantem sóbria é o motorista designado pelos amigos para evitar acidentes (isto quando o grupo é consciente dos acidentes que o alcoolismo provoca). Com tudo isto, vencer o alcoolismo é possível, mas necessita de esforço e muita determinação.


Já sabemos que o álcool tem um forte impacto sobre o cérebro, e pode levar o usuário a alterações de tempo de reação (reflexo), coordenação e de julgamento correto. O álcool proporciona uma sensação de euforia, dando a pessoa sob seu efeito aquela falsa visão de que seus problemas não existem mais. É claro que não há nada de errado com o uso moderado e ocasional da bebida alcoólica, ao contrario disso estudos têm mostrado que o consumo de forma moderado pode até trazer alguns benefícios para a saúde. No entanto, quando uma pessoa chega ao ponto de não pode mais agir ou fazer suas tarefas costumeiras sem o uso do álcool, neste ponto eles já são considerados como um alcoólatra, agora a sua sobriedade não é mais a norma de vida, agora ela sempre esta precisando de mais um gole para equilibrar.

Reconhecendo o problema

Quando a pessoa chega neste estagio, já considerado alcoolismo o primeiro passo para vencer é reconhecer seu problema. Uma pessoa que é considerado um alcoólatra tem desenvolvido uma dependência física e psicológica do álcool. Alcoolismo não se desenvolve durante uma noite. Ele vem de um longo período de tempo de hábitos até chegar a um ponto onde beber é uma parte comum da rotina diária desta pessoa. E como é normal em todo tipo de droga, os alcoólicos também irão construir uma certa tolerância ao uso do álcool e necessitarão cada vez mais doses para alcançar o mesmo efeito inicial. Nesta fase do alcoolismo, os problemas começão a afetar seus relacionamentos, agora seus momentos de sua sobriedade se tornam muito poucos e é preciso muito esforço para se tornar sóbrio de novamente. Infelizmente é normal que o alcoólatra seja a última pessoa a perceber que ele têm um problema. Normalmente eles tem varias desculpas e justificativas sobre seu consumo de álcool, mas com toda certeza a única maneira de vencer o alcoolismo, é somente depois de o indivíduo admitir que há ele esta com um problema, e que precisa ser tratado, caso contrario é muito difícil a sua recuperação.

Outro erro comum é que a maioria das pessoas com este problema pensam que podem vencer o alcoolismo por conta própria ou a qualquer momento que desejarem. Mas nos sabemos que na realidade, isso é muito mais difícil do que as pessoas imaginam. Estima-se que pelo menos 90% das pessoas que tentaram alcançar a sobriedade tiveram pelo menos uma recaída no curto prazo de 30 dias. As pessoas que beberam durante um longo período de tempo as vezes por décadas é provável que tenha uma dependência física real ao álcool, e tirar todo o álcool de uma só vez fará com que o corpo sinta esta retirada, isto é o que chamamos de abstinência. Este é período em que o sistema do indivíduo tem que se ajustar novamente para um bom funcionamento sem álcool. É por isso que em muitos casos é recomendado tratamento profissional.

A reabilitação profissional é considerado por muitos especialistas como a melhor maneira de ajudar um alcoólatra a voltar a sobriedade. Esta reabilitação é normalmente dividida em três categorias:

1º- Física - Refere-se a dependência física do corpo.
2º- Metal - Refere-se aos sentimentos e questões reprimidas pelo álcool, estresse e depressão.
3º- Psicológica - Trata-se de falsos sentimentos de confiança ou autoconfiança criado pelo álcool.

O processo de reabilitação pode levar algum tempo. Programas de curto prazo de reabilitação raramente são bem sucedido quanto os de longo prazo. Isto não quer dizer que os programas de curto prazo, não são eficazes, isto é claro deve se levar em consideração o tempo e o grau de dependência. O primeiro passo é acostumar o corpo a novamente funcionar sem a presença do álcool. Em seguida, vem o tratamento da razões que levaram a pessoa a beber. Isso abrange o aspecto mental e psicológico e começa com a identificação dessas razões, e depois discuti-las até encontrar a saída para lidar com estas. O passo final é aceitar a responsabilidade dos atos passados e pedir desculpas para aqueles que possam ter sofrido por causa de seu vício, isto é muito importante.

As causas do Alcoolismo

Há muitas razões que as pessoas se voltam para o álcool. Identificar a causa ou causas de uma pessoa é um grande passo no processo de recuperação. Estudos recentes sugerem que alcoolismo pode ser um problema genético em algumas famílias, ou seja, a forte indícios de que uma pessoa filho de um alcoólatra tenha uma predisposição para o vício. Outros fatores comuns são estresse, depressão ou problemas pessoais em casa ou no trabalho. Beber social, em alguns casos pode facilmente sair de controle, especialmente com os mais jovens e normalmente segundo pesquisas é na juventude que nasce um futuro alcoólatra. O abuso de álcool pode causar vários problemas de saúde gravíssimos, desde cirrose do fígado a problemas cardíacos.

Não há cura para o alcoolismo. A dependência de álcool pode ser tratada com muito sucesso, mas um alcoólatra sempre será um alcoólatra, ele infelizmente não poderá tomar uma bebida novamente sem correr sérios riscos de recaída. Aqueles que se recuperaram do alcoolismo com certeza podem novamente desfrutar de uma vida de sobriedade, aprendendo a lidar com os seus problemas diários sem precisar de um gole. Neste processo inclui encontrar alimentos saudáveis, exercícios e formas alternativas de enfrentamento. A parte mais importante para se vencer o alcoolismo, é o amor, cuidado, carinho e um forte sistema de apoio por parte dos familiares e amigo, e para o alcoólatra fica uma máxima: sempre, sempre evite o primeiro gole... << Mais informação: Clique aqui!!! >>






Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas