Reconhecendo o Usuário de Drogas


Diga Não as Drogas



Como saber se alguém está usando drogas?

Normalmente todos os pais de jovens e adolescentes se preocupam se os seus filhos poderiam estar usando drogas. Os indícios de que uma pessoa poderia está usando drogas dependem muito da características e da substância que este poderia esta utilizando.

Mas com certeza alguns sinais podem ser observados sinais estes que podem indicar o consumo de drogas por uma pessoa, tais como mudanças de comportamento: o usuário tornar-se mais desligado, depressivo, indiferente ou desmotivado, como também dependendo da droga utilizada o efeito pode ser ao contrário, tornando-o mais eufórico, "elétrico" ou com muita energia, assim como também com atitudes dissimuladas, resistência à convivência e ao diálogo ou respostas evasivas quando abordado, estes podem ser sintomas de que alguma substância está interferindo no dia a dia desta pessoa. Ficar muito tempo fora de casa, não apresentar os novos amigos ou gastar muito mais dinheiro do que o comum, sem revelar exatamente em quê, pode também significar uma mudança relacionada com o consumo de drogas.
Do ponto de vista físico: pupilas dilatadas ou muito contraídas, voz pastosa, olhos avermelhados, aceleração dos batimentos cardíacos, coordenação motora alterada, boca seca, aumento ou diminuição do apetite, inquietação, relaxamento ou alteração no sono podem ser consequências do uso de alguma droga.

Alucinações, fala sem nexo, crises de pânico, perda de sentidos ou desmaios podem, em alguns casos, ser sintomas mais severos do consumo de alguma substância e merecem especial atenção.

É importante assinalar que o fato da pessoa apresentar um ou mais destes sintomas não significa necessariamente que está consumindo alguma droga. Mudanças de comportamento ou alterações físicas, principalmente nos adolescentes, podem ter as mais diferentes causas. Uma observação atenta e uma conversa franca e sem enfrentamento podem ser um bom início não apenas para identificar um usuário de qualquer substância como também para auxiliá-lo a rever e abandonar os comportamentos que porventura prejudiquem sua saúde.





Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas