Recaidas: Uma Dor na Alma


Diga Não as Drogas





Recaídas

Normalmente as pessoas que estão se recuperando de adicção podem sofrer uma pequena falta de controle e usar a substância durante o processo de recuperação, a isto chamamos “recaída”. A recaída é considerada uma das coisas mais intrigantes da adicção porque a pessoa não quer usar, mas quando ver já usou. Diversas pessoas que querem parar de usar substâncias viciantes sofrem demais, e infelizmente as recaídas são bem desanimadoras, levando alguns a desistência do tratamento . A pessoa em tratamento se sente culpada quando têm uma recaída, e fica deprimida, achando que é culpa dela e que jamais conseguira ficar livre, com certeza é uma sensação horrível mas é algo normal e nunca deve-se desistir por este motivo.

Porque ocorre as recaídas?

As recaídas podem ocorrer devido a algum dos seguintes fatores:
  • Alguma lembrança relacionado à droga, como imagens, sons, cheiros, pensamentos ou sonhos que lembrem a droga ou seu uso.
  • Depressão, estresse.
  • Estados emocionais ou comemorações
  • Amostras das drogas em si, mesmo pequenas quantidades.

Estes são apenas alguns dos fatores que podem disparar a motivação para procurar a droga, e quase sempre este sentimento é bastante forte e muitas vezes se sobrepõe a decisão de parar, mesmo que o usuário saiba das consequências desastrosas que pode acarretar.

E quando isto ocorre o que devo fazer? Parar ou prosseguir?

Certa vez li sobre uma analogia no transito que pode muito bem ser usada neste contexto; Vejamos: quando um motorista esta dirigindo apressadamente e ver um sinal vermelho numa avenida movimentada, o normal é que este motorista ira frear e parar o carro pois ele sabe dos riscos que furar o sinal pode trazer, além é claro da multa que pode receber. Logo com isto conseguimos avaliar as vantagens ou os prejuízos que teremos se paramos ou prosseguirmos, e tomamos a decisão certa. Mas para uma pessoa viciada, esta relação entre parar ou prosseguir com o tratamento está alterada. A adicção altera o julgamento que a pessoas têm das situações relacionadas à droga. Por exemplo, quando o adicto recebe um estímulo para usar droga, ele não consegue avaliar direito as consequências negativas do uso, mesmo que saiba muito bem o que acontece, como problemas financeiros, de família ou de saúde. Mas o estímulo para usar a droga, apesar de ser uma coisa simples, pode acabar sendo mais forte e fazendo a pessoa usar a droga. Para evitar o consumo de drogas é preciso aprender a vencer estes estímulos. Crie novos hábitos para sua vida, clique aqui.




Anterior
Proxima
Postagens Relacionadas